terça-feira, 8 de outubro de 2013

Visita Virtual ao Aquário Vasco da Gama


«A Colecção Oceanográfica D. Carlos constitui o espólio mais valioso do Museu merecendo por isso especial destaque nas salas de exposição.

De facto, a maior parte dos exemplares expostos no átrio e nas salas do primeiro andar, fazem parte desta colecção de grande valor histórico e científico.

Mas para além desta, o Museu do Aquário Vasco da Gama possui a sua própria colecção, que tem vindo a ser permanentemente aumentada e enriquecida em espécies, especialmente no que respeita a peixes marinhos da fauna indígena e tropical, aves, mamíferos marinhos e espécimes malacológicos.

O espaço museológico distribui-se por cinco salas de exposição, nas quais estão dispostas as várias colecções.»

Alguns dos locais a visitar:
«

Jardim

Entrada
Átrio - ou "Sala dos invertebrados Marinhos", onde são postos em relevo os aspectos mais significativos da obra do Rei D.Carlos no domínio da Oceanografia.

Salão Nobre- construído entre 1913 e 1917, exibe uma grande colecção de peixes conservados e naturalizados, na sua maioria pertencentes à Colecção Oceanográfica D.Carlos I.
Sala Dos Tubarões – dedicada à exposição de numerosos tubarões, alguns deles espécies raras

Sala de Malacologia aberta ao público em Setembro de 1986, exibe mais de 600 espécies de exemplares da fauna malacológica das costas portuguesas.

Mamíferos Marinhos, Aves - Inaugurada em 1980, esta sala exibe também uma mostra malacológica da conchas exóticas das zonas do Indo-Pacífico e da costa ocidental africana.»

Sem comentários:

Enviar um comentário